Comunicação de Venda do Veículo

Forma de Atendimento:

Integralmente Presencial

Quanto custa:

Gratuito

O que é

Assim que você vender seu veículo, deve, obrigatoriamente, fazer a Comunicação de Venda ao Detran/PR, em no máximo 30 dias. Se deixar passar esse prazo, você se torna responsável solidário por todo tipo de ocorrência envolvendo o veículo, como, por exemplo, acidentes ou infrações de trânsito.

Como comunicar

O vendedor do veículo deve fazer a comunicação pessoalmente em um cartório autorizado, já quando for reconhecer firma no recibo de venda do veículo. Também pode ir até uma unidade de atendimento do Detran ou enviar a comunicação pelos Correios.

Documentos exigidos

Se optar por fazer a comunicação no cartório, junto com o reconhecimento de firma do recibo de venda, nenhum documento adicional precisa ser apresentado.

Se escolher ir até o Detran/PR, deve levar: documento oficial com foto e CPF, além de fotocópia autenticada frente e verso do CRV (Certificado de Registro do Veículo) devidamente preenchido, assinado pelo vendedor, com o reconhecimento de firma por autenticidade.

Se enviar pelos Correios, preencha o formulário, imprima e assine. Anexe a fotocópia autenticada frente e verso do CRV (Certificado de Registro do Veículo) devidamente preenchido, assinado pelo vendedor, com o reconhecimento de firma por autenticidade, e envie como carta registrada.

Caso opte pelo envio pelos Correios, consulte o custo e envie para:

Av. Victor Ferreira do Amaral, 2.940

Capão da Imbuia

CEP 82800-900 - Curitiba

Prazo

A comunicação de venda é feita em tempo real no sistema do Detran/PR.