Certidões de Veículo e de Proprietário

O que é

A consulta pode ser feita por qualquer pessoa física (desde que seja maior de idade) ou jurídica (mediante comprovação de poderes) que precisa de informações sobre veículos registrados no Departamento de Trânsito do Paraná ou sobre seus proprietários.

As certidões podem ser solicitadas pela internet ou em qualquer unidade de atendimento do DETRAN/PR.

Ainda que a Solicitação de Serviço seja requerida pela internet, é necessário posteriormente comparecer a uma unidade de atendimento.

Como solicitar

Para fazer o pedido pela internet, acesse o site do DETRAN/PR e clique na aba laranja “Veículo”. No box “Documentação”, escolha “Certidões de veículo e proprietário”. Então, selecione qual das certidões você precisa:

- Certidão de Registro do Veículo (dados de um único veículo).

- Certidão de Propriedade dos Veículos (dados de todos os veículos da pessoa).

- Certidão de Histórico do Proprietário (para saber todos os veículos já registrados em um CPF ou CNJP).

- Certidão de Histórico do Veículo (para saber dados de todos que já foram proprietários de um veículo, inclusive o dono atual).

- Certidão de Histórico do Veículo para fins do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

- Certidão de Débitos do Veículo.

Preencha todo o formulário e, antes da confirmação, confira se todos os dados estão corretos. Imprima a Solicitação de Serviço e pague a taxa em qualquer agência bancária credenciada. Depois, compareça à unidade de atendimento do Detran/PR mais próxima da sua casa. É preciso levar os documentos pedidos e também a Solicitação emitida pela internet com a quitação bancária. No local, a Solicitação é conferida e os procedimentos para a conclusão do serviço são adotados.

Importante! O documento de identificação a ser apresentado no Detran/PR deve ser, obrigatoriamente, o mesmo indicado na preparação da Solicitação de Serviço.

Se a certidão for requerida por uma autoridade policial ou judiciária, através de ofício, fica isenta do recolhimento de taxa.

Prazo

Para pagar a Solicitação de Serviço, o prazo é de 2 dias, contados a partir da data de emissão.

Para apresentação da Solicitação de Serviço ao Detran/PR é de 10 dias, contados a partir da data de emissão. Depois desse período, os pré-cadastros são cancelados.