Registro do EAR - Exerce Atividade Remunerada

Forma de Atendimento:

Integralmente Presencial

Quanto custa:

Consulte a tabela e procure pelas taxas "Renovação CNH" e também "Avaliação Psicológica EAR".

O que é

O EAR é uma indicação de que motorista pode Exercer Atividade Remunerada. Para isso, o condutor passa por uma avaliação psicológica específica toda vez que for renovar a habilitação. A entrevista do motorista é diferente da realizada no processo de primeira habilitação. O objetivo é verificar o comportamento, dados cognitivos e personalidade, para maior segurança no trânsito. O profissional passa ainda pela avaliação médica, que é comum a todos os motoristas para renovação da CNH. 

Exemplos de profissionais que precisam da indicação EAR para dirigir: carreteiro, taxista, motofretista, mototaxista, motorista de van, motorista de ônibus, motorista de transporte de valores, motorista de transporte escolar, motorista de transporte de emergência, motoristas de aplicativos, particulares, etc.

Como declarar

Condutores habilitados no Paraná devem comparecer à CIRETRAN mais próxima, com sua CNH, para dar entrada no processo de renovação, alteração ou inclusão de categoria.

Prazo

Após ter seus exames aprovados nas clínicas credenciadas, você receberá sua CNH com o registro do EAR em aproximadamente 10 dias, pelos Correios.

O que diz a Lei

A obrigatoriedade da declaração de que exerce ou deseja exercer atividade ao volante, pelo condutor, está prevista no artigo 4º § 1º e 6º § 2º da Resolução 168/04 do Contran, para que conste o registro do EAR em sua CNH.