Alistamento militar online

Forma de Atendimento:

Integralmente na Web

Quanto custa:

Gratuito

O que é

O Serviço Militar consiste nas atividades desempenhadas pelas Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica). Todo brasileiro do sexo masculino, ao completar 18 anos, precisa fazer o Alistamento Militar. Ele deve se apresentar entre 2 de janeiro até o último dia útil do mês de junho do ano em que completar 18 anos.

Como se alistar

Acesse www.alistamento.eb.mil.br e faça a inscrição online. Essa forma é válida para residentes em algumas regiões do Brasil, incluindo o Paraná, e que tenham CPF. Você vai precisar de um dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Nacionalização ou Registro Geral (Identidade). Também é necessário fornecer o número de celular válido no Brasil e conta de e-mail particular.

Se não tiver CPF, celular ou e-mail, dirija-se à Junta de Serviço Militar mais próxima da sua casa, para realizar o alistamento de forma presencial.

Prazo

O alistamento é imediato.

Depois, o jovem recebe um número de protocolo e, pelo site, saberá se prossegue na seleção para o Serviço Militar nas Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), ou se será dispensado, recebendo o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

O serviço deverá ser realizado no prazo de um ano e o certificado - ou a dispensa - vale para a vida toda.

O que diz a Lei

Lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964

A Lei do Serviço Militar decreta a obrigatoriedade e a duração do Serviço Militar no Brasil. De acordo com a legislação, as mulheres são isentas da prestação do serviço. Os homens que não se alistarem no prazo, além de pagar multar, não poderão:

  • obter passaporte ou prorrogar a validade do documento
  • ingressar como funcionário de empresas, assinar contrato com o Governo Federal, Estadual ou com as Prefeituras
  • prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino
  • obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, exercer cargos públicos ou receber qualquer prêmio ou favor dos governos federal, estadual, dos territórios ou dos municípios.