Disque Denúncia 181

Forma de Atendimento:

Por Telefone

Quanto custa:

Gratuito

O que é

É canal aberto a toda a população do Paraná. Por meio de denúncias anônimas, vítimas ou testemunhas auxiliam a Polícia Civil do Estado na prisão de criminosos, apreensão de materiais ilícitos, busca de foragidos e de pessoas desaparecidas.

Complementar ao trabalho realizado pelo telefone 181, o site Disque Denúncia 181 é um ambiente seguro e com certificação digital. Não é necessário se identificar e o sigilo das informações será preservado.

ATENÇÃO! As denúncias devem se referir a crimes cometidos no Paraná.

Como denunciar

Se o denunciante estiver testemunhando um crime no instante da ocorrência, deve ligar para o número 190 (serviço de emergência da Polícia Militar) de qualquer aparelho telefônico, fixo ou celular. Forneça todos os dados de seu conhecimento que facilitem a atuação policial, tais como nome ou apelido do autor do crime, local e horário da ocorrência, descrição e características das pessoas envolvidas e do local.

Caso as informações sejam sobre crimes que já aconteceram ou que vão acontecer, ou que levem à localização de pessoas desaparecidas ou procuradas pela Justiça, você deve fazer uma denúncia anônima ligando para 181 ou acessando o site www.181.pr.gov.br.

Clique na palavra "Denunciar", localize o tipo de crime a ser denunciado e informe os dados solicitados nos campos obrigatórios (que permitirão a investigação). Caso o crime não esteja na lista, ligue 181.

Finalizado o procedimento, anote em local seguro o Número da Denúncia e o Protocolo de Acompanhamento. Eles serão necessários para saber do andamento da denúncia e do pagamento de recompensa, quando houver.

Após 24 horas do registro, consulte a situação da denúncia fornecendo o número e o Protocolo de Acompanhamento e observe se foi solicitada alguma informação adicional.

Prazo

O registro da denúncia fica disponível para consulta 24 horas após ter sido lançado. Para acompanhá-lo, acesse o site, digite o Número da Denúncia e o número do Protocolo de Acompanhamento.

O que diz a Lei

Os órgãos e unidades envolvidos na coleta, processamento e execução das medidas decorrentes das denúncias recebidas devem resguardar o mais absoluto anonimato do denunciante, bem como preservar o sigilo de todas as informações relativas ao conteúdo das denúncias anônimas e dos procedimentos por elas desencadeados.

O pagamento de recompensas se dá para casos específicos, previamente publicados no site do Disque Denúncia 181. Eventuais pagamentos de recompensas obedecerão à legislação em vigor, podendo ser vinculadas ao resultado obtido a partir da denúncia. Caso o crime seja resolvido com base na denúncia, tal fato será informado ao usuário através do campo "Acompanhar", onde serão repassadas mais informações para o recebimento do valor da recompensa.