Guarda Mirim do Paraná

Forma de Atendimento:

Integralmente na Web

Quanto custa:

Gratuito

O que é

Programa de aprendizagem profissional para adolescentes de ambos os gêneros, em turno contrário à escola, ofertado pelo Centro Comunitário Diva Pereira Gomes. Possibilita a jovens entre 14 e 18 anos, residentes em Curitiba ou região metropolitana, preferencialmente em situação de risco ou vulnerabilidade social, o ingresso formal no mercado de trabalho. Isso, por meio de cursos de qualificação técnico-profissional baseada em atividades de complexidade progressiva e com foco em teoria e prática.

ATENÇÃO! A Guarda Mirim não substitui a escola regular. O programa acontece obrigatoriamente no contraturno escolar do aluno.

Como ingressar

O ingresso na Guarda Mirim do Paraná é feito por processo seletivo, realizado anualmente, antes de cada novo período letivo. As inscrições e o lançamento do edital são amplamente divulgados no Portal da Secretaria de Educação; na página oficial da instituição; nos terminais e linhas de ônibus de Curitiba e região metropolitana; em jornais, rádios; e na sede da Guarda Mirim do Paraná.

A inscrição pode ser feita pela internet ou diretamente nos locais previstos no edital de seleção, à época de sua divulgação.

Para participar desse processo, é necessário estar matriculado e frequentando a partir do 9º ano do Ensino Fundamental ou equivalente na Educação para Jovens e Adultos (EJA), em escolas da rede pública de ensino; ter de 14 a 16 anos; morar em Curitiba ou região metropolitana. Porém, deve ser feita leitura atenta dos itens que constam no edital de seleção, à época de sua divulgação, para conhecimento de todos os critérios e normas de ingresso.

A princípio, as vagas ofertadas são destinadas a adolescentes em vulnerabilidade e/ou risco social, mas são estendidas a todos os jovens de baixa renda que frequentam escolas públicas de Curitiba e região metropolitana.

Prazo

O programa tem duração aproximada de três anos. No primeiro ano, o adolescente participa do Curso de Formação Cidadã. No segundo, faz o Curso de Aprendizagem e será encaminhado para a prática profissional em uma das empresas parceiras.

A partir do segundo ano, a jornada do adolescente compreenderá um período na Guarda Mirim e outro na empresa. Obrigatoriamente, o adolescente deverá estar matriculado na escola regular no período noturno.

O que diz a Lei

Todas as ações desenvolvidas pela Guarda Mirim cumprem o que é determinado pelas legislações educacional e trabalhista, e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Para ter acesso à legislatura completa que baliza o Programa de Aprendizagem da Guarda Mirim do Paraná, acesse o site.