Museu Paranaense

Forma de Atendimento:

Integralmente Presencial

Quanto custa:

Gratuito

O que é

O Museu Paranaense (MP) foi o primeiro do Paraná e terceiro do Brasil. Inaugurado em 1876, tem como sede o Palácio São Francisco. O acervo faz um passeio pela história do Estado, com mais de 400 mil itens entre objetos, documentos, mapas, equipamentos, esculturas, medalhas e obras de arte que traçam uma linha do tempo da pré-história até os dias atuais. O museu também desenvolve estudos de arqueologia, antropologia e história, e tem uma biblioteca especializada.

Como conhecer

Endereço: Rua Kellers, 289 - Alto São Francisco - Curitiba/PR

Telefone: (41) 3304-3300

Visitas virtuais: acesse áudios e vídeos de parte do acervo sem sair de casa ou por Wi-Fi dentro do museu. Algumas exposições também estão disponíveis online.

Visitas guiadas: agende com antecedência pelos telefones (41) 3304-3305/3304-3309, ou pelo e-mail educativo_museupr@seec.pr.gov.br.

Acervo online: encontre obras do museu entre os mais de 190 mil itens disponíveis em Museus do Paraná.

Biblioteca Romário Martins: cerca de 8 mil exemplares, entre livros, periódicos e obras raras, principalmente sobre a história paranaense, estão disponíveis para consulta local. É possível realizar download de alguns materiais.

Horário de visitação

De terça a sexta, das 9h às 18h.

Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.

O que diz a Lei

O Museu Paranaense segue a Legislação do Sistema Estadual de Museus do Paraná, publicada no Diário Oficial n° 3.356, de 24 de setembro de 1990. De acordo com a lei, os museus são espaços dotados de quadro funcional, abertos ao público, destinados a coletar, pesquisar, conservar, expor e divulgar o acervo com objetivos educacionais, culturais e de lazer.