Procon-PR - Formas de atendimento

Diferentes meios

O Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon-PR tem como objetivos orientar e proteger o consumidor nas relações de consumo de produtos serviços, indicando quais são seus direitos e deveres, e defendendo-o sempre que se sentir lesado.

Como reclamar

Pessoalmente:

Se você se sentir lesado na compra de um produto ou na contratação de um serviço em Curitiba, e não conseguir resolver essa situação com seu fornecedor, procure o Procon-PR, que tem sede na Rua Emiliano Perneta, 47, no centro da cidade.

São distribuídas 50 senhas às 9 horas e 50 senhas às 13 horas. Pessoas idosas, gestantes, com crianças de colo e pessoas com deficiência não necessitam de senha.

Não esqueça de levar todos os documentos que comprovem a relação de consumo, como contratos, nota fiscal, recibos, e-mails etc.; documentos pessoais e comprovante de endereço.

Se você não residir em Curitiba, compareça ao Procon Municipal de sua cidade, ou utilize as formas abaixo:

Pela Internet:

Você pode reclamar sem sair de casa usando a plataforma consumidor.gov.br. Após o registro da reclamação, a empresa tem 10 dias para dar uma resposta ao consumidor. São centenas de empresas que participam da plataforma.

Caso a empresa contra quem você precisar reclamar não participe, você pode sugerir seu cadastramento, e ir pessoalmente ao Procon-PR, em Curitiba, ao Procon Municipal de sua cidade, ou reclamar por carta.

Por Carta:

Envie seu relato por carta ao Procon-PR, juntando os documentos necessários para abertura da reclamação.

Acesse o formulário e instruções.

Por Telefone ou e-mail:

Os atendentes do Procon-PR podem esclarecer suas dúvidas pelo telefone 0800-411512. Tenha em mãos a identificação do fornecedor e outros documentos relativos à sua consulta. Você também pode obter informações por e-mail.

Em geral, as reclamações que têm a intervenção do Procon-PR são respondidas e ou resolvidas no prazo médio de 10 dias. Se houver necessidade de marcar audiência de conciliação entre consumidor e fornecedor, o prazo médio é de 30 dias, entre a chegada do pedido do consumidor e a reunião em que o Procon-PR é o mediador.