Governo Digital O seu portal de serviços públicos

MEU GOVERNO

Notícias

16/12/2010

Paraná é o Estado com maior número de sites governamentais

Com cerca de 2.500 sites de informação e serviços, o Paraná é o estado brasileiro com maior número de sites governamentais e, consequentemente, o mais participativo na política nacional de governo eletrônico (e-gov). A informação é do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a partir da realização do primeiro Censo da internet brasileira e que leva o nome de Censo na Web.br. O Brasil é o primeiro país do mundo a realizar um Censo na Internet nacional. A primeira etapa do projeto envolveu a coleta e análise dos dados da web brasileira governamental, ou seja, os sites sob domínio '.gov.br". Os resultados foram publicados em um documento intitulado "Dimensões e características da Web brasileira: um estudo do .gov.br".

Em relação à participação das unidades da federação na composição da web governamental, o domínio “pr.gov.br” - pertencente ao Estado do Paraná - foi o que apresentou maior participação em números absolutos de sites, com presença de 17%. Se fosse considerado os sites das 2100 escolas da rede estadual de ensino, esse percentual subiria para 21%. O Governo Federal (.gov.br) vem em segundo lugar, empatado com o estado de São Paulo (sp.gov.br), cada um com 14%.

Em relação ao volume de dados dos sites do gênero, o Governo Federal é o que apresenta maior índice, com 26% do total, seguido pelo Estado de São Paulo, com 12%. Os demais estados apresentam índice inferior a 10% do total da quantidade de bytes.

A pesquisa registrou 11.856 sites com o domínio ".gov.br". O número total de páginas HTML ficou em 6.331.256, sendo que o número médio de páginas por site ficou em 534. Observou-se uma maior participação em relação ao tamanho em bytes na web governamental no agrupamento composto pelos sites do Governo Federal, com 26%. no entanto, em números absolutos de sites, a região Sul apresentou 33% dos 18,7 mil sites coletados.

Recentemente, o site do Governo do Paraná “www.pr.gov.br”, ficou entre os cinco primeiros do ranking nacional sobre transparência administrativa elaborado pela Associação Contas Abertas - organização não governamental que fiscaliza o poder público. Numa escala de 0 a 10, o sítio do governo paranaense recebeu 6,07 de nota e ficou acima da média nacional em todos os quesitos. A divulgação dos cargos e salários dos servidores públicos do Paraná na internet foi o ítem mais elogiado pelo comitê responsável pela elaboração do ranking.

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem